terça-feira, 16 de novembro de 2010

Derby - Guimarães / Braga 2010

Alguém disse uma vez: " o que é preciso para o mal triunfar, é que os homens bons não façam nada”.

Todo o país (quase), valorizou os cinco a zero com que o FC do Porto brindou o Benfica, alguns até se vangloriaram da vitória com cheiro a humilhação, como se a humilhação estivesse ligada às derrotas. No meu caso, no meu habitat, sempre que me falam em humilhação associo à honra, e nunca às derrotas. Deste modo, penso que o homem é sempre resultado do meio com que interage, já dizia Piaget, e com toda a razão. Ontem, as bolas de golfe esgotaram em Guimarães, espero o resultado do derby minhoto com os bracarenses com ansiedade. Acredito, que os vencedores vão ser mais uma vez os desportistas do costume, aqueles que apesar de trazerem a honra pendurada ao pescoço, encheram as suas colunas da net (facebook) com a espantosa demonstração de grandeza de um clube e continuam a pactuar com toda a sujeira nacional dos homens do nosso desporto. O passado para eles justifica o futuro, em jeito de: se os outros fizeram, agora também podemos fazer. Brilhante e eficaz esta sorte de saber pensar assim, tudo no mundo é justificável, mato porque o teu tio já matou, ou então compro árbitros porque o teu clube já comprou. “Fantástico Mike, vê como resultou, passamos o pano e todas as nódoas saíram”, dizia um vendedor de produtos on line na TV.
Se dúvidas tinha sobre a grandeza desta gente que faz um grande clube, hoje, estou quase a acreditar que cairão por terra. O Futebol Clube do Porto e os seus sócios, deram mais uma belíssima aula dos bons costumes do povo da Invicta, de como deve ser um bom jogo de futebol: bolas de golfe, galinhas e outras coisas mais. Agora tudo aponta que o Guimarães se torne também num grande clube e já só falta saber quem vai ser o próximo a ser grande.
Mas o silêncio vai continuar, e os “bons” vão continuar a festejar as vitórias, mesmo aquelas que não são feitas na justiça deste país, e que para isso sejam obrigados a não ter you tube. Resta-nos mesmo a justiça divina.
Aguardo serenamente pelo resultado, obviamente no meu sofá, aqui por casa ninguém joga golfe e as galinhas estão congeladas.

José Luís Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário